quinta-feira, 18 de outubro de 2007

Bolsa de Valores: A Primeira Negociação a Gente Nunca Esquece!

Oficialmente fiz minha primeira compra de ações no dia 20/09 Comprei Positivo Informática, que atende pela sigla POSI3 ON, ou seja, é uma ação ordinária. Oficialmente sou sócio da empresa :)
Bom, vamos resumir a aventura: após verificar a forte queda de quase 15%, comprei no momento em que as ações estavam valendo R$43,20 aproximadamente. Comprei um super lote de 9 ações… como o lote de ações é 100, comprei ações no mercado fracionário, ou seja, 9/100 de um lote. O custo com ações foi de 388,80, acrescido de R$7,78 de corretagem e R$0,13 de emolumentos. Inicialmente o banco já desconta R$124,55 da minah conta corrente, o restante dos R$396,71 deve ser descontado nos próximos dias úteis. Efetuei a ordem de compra por volta das 15:35 e a compra foi efetivada as 16:18.
Não achei nenhuma notícia do que provocou essa oscilação. Acredito ser devido a realização dos lucros dos investidores estrangeiros, mas tudo bem. O importante é que limitei minha perda a aproximadamente 20%, se as ações caírem para menos de R$35,00 eu as vendo e tenho um prejuízo controlado. Neste exato momento (16:54) as ações da Positivo estão cotadas a R$42,52, os seja, estão valendo R$0,68 a menos do que paguei. Assim estou tendo prejuízo, mas aguardando o comportamento do mercado.

Esse é o mercado financeiro, mesmo o valor envolvido sendo baixo, não posso dizer que não dá um friozinho na barriga!

Atualizando: Hoje, dia 18/10, quase um mês depois da compra, após positivo oscilar, chegando perto de 38,00, as ações estão cotadas a R$43,33. Espero que continue subindo.

Isso é bom para ver que temos que ter paciência, principalmente quando a empresa é boa!


FUI!

Nenhum comentário: