quarta-feira, 15 de abril de 2009

A Consolação da Filosofia

     Essa semana acabei me deparando com a resenha de um livre denominado "A CONSOLACAO DA FILOSOFIA", escrito pro Boécio. Achei no mínimo interessante, e com certeza entrou na lista de aquisções.
      Boécio foi um aristocrata romano muito rico, que tinha tudo o que queria, vivendo uma vida muito boa. Gostava muito de filosofia, e dedicou grande parte do seu tempo traduzindo obras de filósofos da Grécia Antiga, como por exemplo Aristóteles. Em certo momento foi acusado de traição pelo império romano, quando foi preso. Passou o restante da vida enclausurado, passando o restante de sua vida sendo torturado das mais diversas formas.
      Nesse período fez uso da filosofia para, apesar dos flagelos que sofria, viver uma vida feliz. E justamente durante essa fase é que escreveu a obra supracitada. A seguir um breve relato do que entendi sobre a mesma.
      Quando estava preso e lamentando por seu sofrimento, apareceu uma mulher que segurava um cetro e alguns livros propondo-lhe a cura das dores. Era a personificação da filosofia. Denre inúmeros tópicos abordados, Boécio defende que basicamente todas as pessoas buscam a felicidade. O problema é que se desviam do real caminho para encontrá-la, e passam a procurar a mesma por caminhos tortuosos:
1. A Riqueza: esta não trás a felicidade, visto que quanto mais uma pessoa tem, mais se preocupa com ela, e mais precisa da ajuda dos outros para conservá-la. Como conseguir ser feliz?
2. A Honra: na verdade ser honrado depende que os outros o vejam assim. Esses podem exaltá-lo e em seguida humilhá-lo. Esse não é o caminho para a felicidade.
3. O Poder: assim como na riqueza, para ter poder é preciso da ajuda dos outros. Além disso quem tem poder sempre tem medo de perdê-lo.
4. A Fama: a fama é moemntânea e passageira, também trazida pelo que os outros pensam sobre você.
5. Os Prazeres Sensuais: são momentâneos e podem vir acompanhados de remorsos e problemas físicos irreparáveis. Não trazem a verdadeira felicidade


Todos esses meios tentam copiar a verdadeira felicidade, que no fim das contas se esconde dentro de nós. É necessário que aceitemos que não somos perfeitos e que acreditemos que acima de nós existe sim um ser perfeito, do qual vêm o bem e de fato a felicidade plena: Deus.


Com certeza uma obra que me deixou curioso e que será lida o mais breve possível. Como citou um nobre colega: "A filosofia é o bálsamo da alma!"

2 comentários:

Beadle disse...

É importante ler os grandes clássicos para conhecer mais a nós próprios e nossa cultura. Esse livro de Boécio, junto com a Bíblia e a Regra de S. Bento foram os livros mais lidos do medievo.

Zeh disse...

Verdade Beadle... tanto que já comprei o livro e estou iniciando a leitura. Inclusive recomendo! Abraço!