quinta-feira, 22 de novembro de 2007

Reflexão: Nossas Autoridades

Bom galera, estava vendo que saiu edital para o concurso da PMSC. Quem estiver interessado, entre no site www.acafe.org.br e consulte mais informações.

Ao ver esse concurso lembrei de uma que aconteceu comigo. Era uma sexta-feira a noite e eu e meus amigos estávamos no posto tomando uma cerveja e conversando sobre aqueles assuntos que mudam o mundo. Meu carro estava estacionado a uns 6 metros da esquina, portanto, perfeitamente dentro da lei.
Acontece que a PM da minha cidade resolveu fazer uma hiper mega blitz nas proximidades do posto, e chegaram tocando horror. O posto estava cheio de jovens, mas ninguém estava ali arrumando confusão. Apenas se preparando para sair e etc. As "autoridades" chegaram mandando todo mundo sair do posto, e quem tinha carro que tratasse de sair mais rápido ainda. Quem ficasse seria multado. Foi aquele frenesi. Galera saindo alucinada, viaturas pra cima e pra baixo, enfim, em 15 minutos conseguiram esvaziar o posto. Além disso, os que tiveram o infortúnio de passar próximos das "autoridades", foram parados e multados sem muita conversa.
Olhei para meu carro estacionado de acordo com a legislação, que não estava encomodando ninguém. Pressentindo a desgraça, me dirigi a uma "autoridade" e perguntei se precisava tirar meu veículo do lugar onde estava. Ele disse que não, pois ali estava certo, sem problemas. Voltei a meu grupo de amigos e continuamos a assistir o showzinho.
Menos de 5 minutos depois, uma "autoridade" que se achava muito mais super, parou em frente a meu veículo, fez pose, tirou a caneta do bolso, empunhou o famoso bloquinho de multas e começou o garrancho. Subitamente fui até lá e procurei me dirigir a "autoridade" de maneira educada, demonstrando (medo) respeito:

- Boa noite senhor seu guarda, desculpe, mas há pouco falei com outro colega seu e ele disse que meu veículo estava estacionado regularmente.

Foi aí que o garrancho mor aconteceu. Ele olhou pra mim e com ar de deboche falou:

- Guarda é peão de prefeitura, sou policial!


Ao ouvir isso fiquei extremamente revoltado. Em outras palavras, "me tapo de nojo" aquela situação. Após chamei o policial com quem havia falado e expliquei a história. O "super autoridade" não tava nem aí, continuava multando, mesmo que o outro (que por sinal era gente fina) confirmou minha explicação. mantendo a calma e aguentando desaforo, escutei:

- Então tira essa porcaria daí senão vou multar por isso, isso e aquilo. Inclusive desacato a autoridade! ( que merda, deveria existir também o desacato ao cidadão de bem, teria um bando de "autoridades" seriamente endividadas).

Tudo bem, retirei meu carro me sentindo "feliz" por não ser multado.

Puta merda, penso eu a recordar desse fato. O cara tem que se rebaixar, passar por um coitado para conseguir se sair bem de uma situação constrangedora na qual ele tem razão? No fim das contas fiquei pensando se não teria sido melhor mandar ele fazer a multa e continuar com seu ofício, multar carros e ter medo de ladrão: "Multa aí e continua com teu trabalhinho!" - dá vontade de dizer.

Portanto caros leitores, qual a função da polícia?

1 - É inadmissível que um cidadão pago para proteger outros cidadãos se sinta super superior e nos trate com desprezo e indiferença;
2 - Ofender um cidadão e tirar da cara dele pelo fato de estar em posição relativamente superior é vergonhoso. Muitos usam a farda como demonstração de autoridade máxima, e sem ela são medíocres;
3 - Ter o costume de dar multas apenas para avacalhar com as finanças da juventude não vai gerar conscientização, e sim apenas revolta. Pois a mesma policia que me multa, é aquela que não consegue recuperar o notebook roubado de dentro da minha casa, meu aparelho de CD, minhas roupas, etc;
4 - Sou plenamente a favor de avacalhar com bandido, traficante, cidadão que enche a cara e sai fazendo manobras perigosas, mas não com aquele que quer apenas algumas horas de diversão no fim de semana;
4 - E por fim, largar frase prontas como a citada, é bem coisa de um indivíduo desprovido de cultura!

Nenhum comentário: