segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Análise do II BOOT

Neste fim de semana participei do II Boot, evento anual que acontece na UNOESC na cidade de Xanxerê - SC. O foco do evento deste ano foi mobilidade e Java, e, logo de cara, gostaria de dizer que foi um evento muito bom, bem organizado e produtivo.

Bom, a palestra da quinta a noite não pude assistir devido a compromissos profissionais. Mas foi sobre Floggy, um framework para persistência de dados em JME. Já li sobre ele e, convenhamos, é uma mão na roda para armazenar dados no celular (mais informações: http://floggy.sourceforge.net/ ).

Na sexta a noite foram duas pelestras: A primeira com Carol MC Donald, arquiteta Java da SUN, na qual falou de Java EE, JSF (Java Server Faces), e os frameworks spring e SEAM. Até mostrou como criar uma pequena aplicação com essas tecnologias com todos os recursos de acesso a banco de dados. Com o NetBeans fica uma "baba". Como foi em inglês, digamos que pude entender quase tudo o que ela disse (até tinha tradutor, mas sempre é bom se acostumar à liguagem). Dessa palestra fica o link do Blog da Carol: http://weblogs.java.net/blog/caroljmcdonald/ .

A segunda palestra foi com o Javaman (Bruno de Souza), onde mostrou tudo o que pode ser feito com Java, tecnologias, dispositivos que rodam Java, etc. Palestra divertida, com destaque para uma caneta com Java embutido que ele mostrou que é simplesmente show de bola, dá até pra tocar piano com ela. Vejam:

- http://www.youtube.com/watch?v=XJxHsmSPoPI
- http://www.livescribe.com/smartpen/index.html

Após a palestra do Bruno o Eduardo Lima, gerende de programas acadêmicos da SUN falou um pouco sobre certificações e treinamentos JAVA. Vale a pena se cadastrar no site https://sailearningconnection.skillport.com . O código para cadastro no brasil é 5ac5d91e

No sábado (após sair na sexta, tomar várias cervejas e dormir 3 horas) tivemos mais duas palestras. Pela manhã o Akita da LOCAWEB falou sobre Ruby on Rails e JRuby. Também demonstrou como criar uma pequena aplicação com o uso dessa tecnologia, no mínimo, interessante. Facilidade de desenvolvimento e código limpo. Alguns projetos desenvolvidos: Twitter, SkyNet, spree... Frameworks Ruby: MERB, SINATRA, NITRO. Fica o link do blog do cara: http://www.akitaonrails.com/ .

Na parte da tarde o Robison Brito da DEVMedia falou sobre possibilidades de desenvolvimento de software na era dos dispositivos móveis. Falou primeiro de oportunidades que surgem no que tange software para celulares e depois fez uma breve demostração de um aplicativo JME. Detalhe que com NetBeans fica uma mão na roda.

Bom, algumas considerações que tirei do evento:
- Muito bem organizado: palestrantes ótimos, local adequado, boa organização, brindes, coffee brake 100%, foi um sucesso;
- Muita coisa nova vem surgindo, e ferramentas e material não faltam para desenvolver com Java;
- Oportunidades para dispositivos móveis continuam em ascenção;
- NetBeans realmente é matador. Vale o download e análise.

Era isso, espero que tenha conseguido resumir bem o evento.

Nenhum comentário: